Bilhete Único RJ 2024: Como Funciona, Cadastramento e Recarga

Quem costuma a usar o transporte intermunicipal na região da cidade do Rio de Janeiro precisa de conhecer o Bilhete Único RJ 2024. Por meio desse bilhete é possível ter uma tarifa reduzida no sistema bilhete único intermunicipal e poupar mais em seu transporte. Portando continue sua leitura e confira mais sobre o Bilhete Único RJ 2024 e saiba como ele funciona, além de como ter acesso ao mesmo.

Bilhete Único RJ 2024
Bilhete Único RJ 2024

Como funciona o Bilhete único RJ

O Bilhete Único RJ foi criado com finalidade de agrupar todos o sistema de bilhetagem os quais os meios de transportes públicos do Rio de janeiro utilizam.

Essa melhor organização dos meios de transporte permite que hajam benefícios para os usuários, como descontos ou isenção da tarifa para quem for a usar os meios de transporte por um determinado período.

Além disso, pelo fato do dinheiro entrar primeiramente na caixa do sistema de transporte antes do seu devido uso no transporte público e o usuário levar consigo apenas o bilhete impresso, isso gera um certo desinteresse por assaltos.

Como funciona o Bilhete único RJ
Como funciona o Bilhete único RJ

Através de uma tarifa de R$ 9,04 o Bilhete Único RJ 2024 torna possível que pessoas realizem o seu deslocamento utilizando diversos meios de transportes diferentes, como trem, vans credenciadas na prefeitura, ônibus, dentre outros. O prazo de utilização do bilhete é de 3 horas para a realização da integração entre os meios de transporte, e o seu usuário tem direito a apenas 2 benefícios tarifários por dia.

Valendo alertar ainda que os ônibus executivos popularmente conhecidos como “Tarifa” ou “Frescão” e o VLT, não fazem parte do grupo de veículos que podem ser acedidos por meio do Bilhete único RJ.

VEJA AINDA:


Cadastro Bilhete Único RJ 2024

Para poder ter acesso ao bilhete único RJ é preciso cumprir com todos os requisitos impostos pelo sistema de transportes do Rio de Janeiro. Sendo que essas exigências incluem o seguinte:

  • Ter somente um único bilhete único RJ vinculado ao seu CPF;
  • Possuir idade de 5 à 64 anos;
  • Possuir uma renda mensal que não passa o teto de R$ 5.839,45;

É importante ter em conta que a pessoa que realiza o cadastro é que pode usá-lo, ou seja, o cartão é pessoal e intransmissível.


Pontos de Cadastramento

Para poder ter acesso ao bilhete único RJ é preciso se dirigir a um dos postos de cadastramento do sistema de transporte RJ. As seguintes opções estão disponíveis para esse efeito:

  • Posto de Cadastramento – é preciso ter em mãos o RG ou outro documento oficial com foto e comprovante de residência;
  • Lojas RioCard – é preciso ter em mãos o RG ou outro documento oficial com foto e comprovante de residência;
  • Site – cartaoriocard.com.br.
Pontos de Cadastramento
Pontos de Cadastramento

Independentemente do meio usado para a aquisição do bilhete, após o cadastramento a habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal ocorrerá dentro de 2 dias.


Como Fazer a Recarga

Para poder fazer a recarga do Bilhete Único RJ é preciso que o seu usuário já tenha feito o cadastro no sistema. Cumprindo com isso, você poderá recarregar o bilhete por meio da internet da seguinte forma:

  • Entre no site da Recarga no site do cartaoriocard;
  • Em seguida informe o seu login e a senha cadastrada;
  • Verifique a caixa Não sou um robô e clique em Entrar.
Como Fazer a Recarga
Como Fazer a Recarga

Você poderá ainda realizar a recarga através de uma das lojas do RioCard.

3.5/5 - (2 votes)
Fernanda da Silva
Fernanda da Silva

Bruna é redatora com experiencia desde 2018, além disso conta com formação em Ciências Sociais, onde se especializou em benefícios sociais e renda. Sua vasta experiência nessa área a torna uma fonte confiável de informações, proporcionando conteúdo relevante e atualizado para ajudar as pessoas a compreenderem e acessarem benefícios como o Bolsa Família e também melhorar suas condições de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *